Dia 17, Iacanga > Borborema
Percurso: Represa de Promissão, Rio Tietê
Início: Iacanga, Clareira de Pescadores
21° 48.673’S 48° 59.926’W
Final: Porto do Governo, Borborema
21° 39.611’S 49° 8.623’W
Percorrido hoje: 32.6 km
Total acumulado: 383.3 km
Eclusagem em Ibitinga
Alessandro – Acordamos e arrumamos as coisas em meio a muita lama vermelha. Os respingos de chuva a noite toda deixou as barracas bem sujas. Ainda estava tudo molhado e enlameado. Aquele tipo de terra vermelha que parece argila, de tanto que gruda. Tiramos o excesso de terra e deixamos para dar uma geral de limpeza a hora que encontrássemos um lugar mais seco e com acesso a água mais fácil, pois aqui só se tinha acesso a água através de um “píer” de madeira todo quebrado.
Fizemos a eclusagem na barragem de Ibitinga logo pela manhã. Entramos na Represa de Promissão. O mau tempo ficou para trás e o sol saiu. Remamos por águas tranquilas adentrando a represa que é gigantesca. No final do dia paramos numa pequena praia chamada Porto do Governo, município de Borborema. Havia um gramado excelente para acampar.
Conhecemos o Sr. Nicanor, da Pousada San Diego (21°39’32″S 49°8’30″W), que nos ofereceu uma porção de peixe frito, o Acaragel. Muito bom! Quem tiver a oportunidade um dia de saborear este peixe, aproveite! O Sr. Nicanor e sua esposa Vilma foram muito receptivos. Muito obrigado gente!
Dormimos acampados na grama da praia mesmo, autorizados pela zeladora da praia, cuja simpatia sem querer conquistamos, ao oferecer-lhe uma bala enquanto ela varria a praia. Porto do Governo é um belo lugar turístico para o pessoal de toda a região.