Dia 097 – Entrada do Canal Governador Areas > San Isidro
Percurso: Rio Paraná – Canais
Início: Canal Governador Areas, quintal de uma casa, km 62, 34° 16.930’S 58° 39.493’W
Final: San Isidro, Prefectura Naval, km 23.5, 34° 27.565’S 58° 30.353’W
Percorrido hoje: 29.7 km
Total Acumulado: 3065.1 km
Acharam Que Éramos Ladrões e Chamaram a Polícia
Carlos – Depois de tantos portos, água muito suja e barulho, fizemos o que seria o último camping da viagem e foi tranquilo.
Quando estávamos terminando de arrumar as coisas vimos passar no canal a lancha da prefeitura, que não nos viu e imaginamos que poderiam estar nos procurando, pois não tínhamos feito o contato no dia anterior, era muita proteção para meu gosto, mas é o procedimento normal para os esportistas e malucos que inventam de passar por lá.
Quando começamos a remar escutamos pelo rádio que chamavam pelo Projeto Remar, mas não escutavam nosso retorno, e ficou nisso uma meia hora até que nos encontraram e começaram a fazer a escolta até o próximo destacamento que ficava no entroncamento com o rio Lujam.
Esta região que entramos desde o dia anterior é caracterizada por um emaranhado de rios e canais dentro do delta do Paraná que desemboca no Rio da Prata, formado pelo Rio Uruguai e o próprio Paraná. O canal Governador Árias é artificial, construído para fazer a ligação do Paraná de Las Palmas e o Rio Lujam e em toda sua extensão se encontram pequenas propriedades com casas à beira canal ou rio. Interessante disto é que só se pode chegar de barco próprio ou então existe a opção de um coletivo aquático, que nada mais é do que um barco comprido e estreito feito de madeira laminada, até que bonito, com bancos enfileirados para os passageiros. Estes barcos passam a todo momento, você espera no barranco ou pontão em frente sua casa, faz o sinal e ele pára.
A escolta da prefeitura nos levou até Dique Lujam, um destacamento da Costera e daí seguimos com outra até chegarmos próximos a Tigre. Tigre é uma cidade que fica à beira do rio Lujam que em toda sua extensão existem casas e condomínios de luxo com dezenas de estaleiros, guardarias de barcos e lanchas e piers para veleiros. Nesta região se encontra também a maior concentração de clubes de remo de toda América, sendo comum encontrarmos equipes ou pessoas treinando para valer mesmo durante um dia de semana, que é o caso.
Remando tranquilamente estávamos quando fomos abordados por um inflável a motor com três indivíduos que começaram a fazer algumas perguntas, do tipo mais frequente que era “Quem são vocês ?”,”De onde vieram ?”, etc. Antes de terminarem o interrogatório perguntamos quem seriam eles? Eram da polícia e tinham recebido um telefonema dizendo que tinha dois indivíduos suspeitos numa Piragua cheia de coisas dentro, que poderiam ser obra de algum furto. Bem, para simplificar, os policiais acabaram pedindo desculpas e seguimos nosso caminho. Alguém nos viu e achando que éramos ladrões comunicaram a suspeita à polícia. Gente neurótica e idiota existe em todo o mundo.
O objetivo de hoje era San Isidro e neste percurso todo ficamos impressionados com a quantidade de barcos e o movimento da região. Tigre tem uma rede de canais que funciona como avenidas e os tais coletivos vêm e vão a todo momento.
A Expedição Remar Até o Mar Chega ao Mar del Plata.
Chegando próximo a San Isidro demos de cara com o rio do Prata – É impressionante a imensidão que se encontra e não se enxerga nada além de água e muita água.
Entramos no porto de San Isidro onde se encontra uma das maiores concentrações de veleiros na Argentina e lá nos dirigimos ao destacamento da Prefeitura e pedir abrigo. Fomos bem recebidos e ficamos em um Rancho, que eles dão o nome de quincho, com cozinha e banheiro.
Como estávamos muitos próximos a Buenos Aires, Alessandro telefonou para sua irmã, que já estava na cidade junto com um amigo, e marcamos um encontro para jantarmos. O restaurante não podia ser mais propício, se chamava Los Remeros, que quer dizer “Os Remadores”. Este restaurante ficava em um Shopping próximo ao rio onde havia a estação do Trem de la Costa, que percorre toda a margem até chegar em Tigre.