Dia 23, Buritama > Araçatuba
Percurso: Represa Nova Avanhandava / Represa Três Irmãos, Rio Tietê
Início: Praia de Buritama
21° 5.794’S 50° 11.082’W
Final: Araçatuba Yatch Clube
21° 2.922’S 50° 31.055’W
Percorrido hoje: 42.0 km
Total acumulado: 557.4 km
Esculturas Naturais
Alessandro – Logo pela manhã acordamos, remamos apenas 5 km e já fizemos a eclusagem da Barragem de Nova Avanhandava, a partir daí estávamos no Rio já iniciando o trecho na Represa de Três Irmãos.
Vi formações muito interessantes, composta de árvores secas e trepadeiras. Em alguns trechos assoreados do rio ainda restam partes de árvores que foram parcialmente submersas no processo de alagamento da represa. Nesse caso a areia em volta das árvores parece ter sido terreno fértil para o crescimento de um tipo de trepadeiras, e estas acabam subindo e revestindo boa parte dos troncos secos, proporcionando uma exposição de arte natural, muitas vezes até bonita de ver.
Nós remamos bastante, foi um dia sem vento, muita curva de rio, parecia que a gente não estava saindo do lugar, mas, enfim, demos uma puxadinha e conseguimos remar 42 km. Chegamos no Iate Clube de Araçatuba, onde estava tendo uma festa junina, inclusive a gente seguiu pela música para poder chegar lá, porque os barcos ficavam tudo para trás e não parecia um Iate Clube. Nós fomos muito bem recebidos pelo presidente do Iate clube, o Sr. Marcos, e aproveitamos para comer alguns doces típicos de festa junina. Já para o final do dia a gente armou as barracas num gramado, na verdade um lugar com coqueiros, muito bonito, o clube em si é muito bonito.
A gente também aproveitou e ficou conversando com a família Torres, aproveito aqui para mandar um abraço para toda criançada da família Torres que ficou se entretendo com nossos equipamentos; inclusive a gente ficou de colocar uma foto da família na Internet, assim que puder descarregar as imagens, a gente vai colocar e disponibilizar para eles.