Dia 049 – Vila Celeste > Santa Terezinha do Itaipu
Percurso:
Rio Paraná – Lago de Itaipu
Início: Vila Celeste, km 54, 24° 58.534’S 54° 25.158’W
Final: Praia de Sta. Terezinha do Itaipu, km 10, 25° 22.030’S 54° 30.126’W
Deslocamento de carro até Porto Meira, Foz do Iguaçu, 25° 35.426’S 54° 34.758’W
Percorrido hoje: 44.6 km
Total Acumulado: 1368.5 km
Chegamos em Foz do Iguaçu! Terminada a etapa Brasil.
Carlos – Faltavam 44.6 Km para chegarmos no local de chegada, na praia de Santa Terezinha, a aproximadamente 10 km da barragem de Itaipu. Como não temos patrocínio para equipe de apoio por terra ir tão longe, contamos com a ajuda do pessoal do porto de areia de Foz de Iguaçu, a Ivete e o Ademir atenderam prontamente a solicitação de apoio ao projeto através de contatos feitos por Campinas mesmo. Estava combinado um contato nosso a fim de confirmar a hora de chegada, mas por ordem do tempo e o acaso não tínhamos sinal do telefone havia 3 dias, e quanto ao vento só Delfos poderia saber.
Começamos a remar às 9:15 sem vento nenhum, a favor ou contra, o que já era incrível. O tempo foi passando e nada de vento, fizemos as estimativas e vimos que por volta das 18:00h, sem contratempos, estaríamos no local combinado . Faltava apenas o contato telefônico. Na metade do caminho arrisquei um contato e consegui, confirmando assim o apoio, só faltava o vento dar uma força e ficar quietinho. Foi só pensar nisso e começou a ventar contra e para não ficar só nisso, a chover também. Foi apenas uma brincadeirinha de São Pedro, parou logo em seguida. Chegamos ao local combinado às 17:30h e fomos recebidos por um ônibus de turistas chilenos, com direito a fotos ao lado da canoa .
O Ademir chegou logo em seguida e seguimos com todo equipamento para Foz onde ficamos alojados a primeira noite no escritório do porto de areia.
Alessandro, atualização em 2017 – Outro sincronismo dessa viagem. Hoje, ao chegar em Foz do Iguaçu, concluindo a etapa brasileira da viagem, nós completamos 49 dias, que viria a ser praticamente metade do tempo dessa jornada de 99 dias. Sem saber naquele momento que quase exatamente metade do tempo de expedição seria no Brasil e a outra metade na Argentina.