Skip to content

Remada dos Amigos 2015
De Piracicaba a Barra Bonita em Canoa e Caiaques

Jôffre Oliveira, André Issi, Fabú dias, Alessandro Casella e Nilton Zerlin

O Passeio

A Remada dos Amigos, de Piracicaba até Barra Bonita em 4 dias, em uma canoa canadense e dois caiaques, foi um passeio entre cinco amigos cuja maioria não se conhecia pessoalmente até um dia antes da viagem. Até então a amizade era cultivada à distância pela internet; A muitos anos por emails, e mais recentemente por Facebook. A estória de como nos conhecemos e o que nos levou a essa reunião e passeio é que é legal de saber: Em 1999 eu, Alessandro Casella, realizei com o amigo Carlos Vageler uma viagem de canoa canadense de Campinas SP, Brasil, até Buenos Aires, na Argentina, percorrendo 3300 km de rios e represas até chegar no mar. Essa expedição foi batizada de “Remar Até o Mar – Tietê / Paraná” ( www.remarateomar.com.br ). Foram 99 dias de uma jornada como eu nunca antes havia vivido, e por conta disso acabei conhecendo e fazendo amizades com muita gente ao longo do caminho, e com algumas dessas pessoas eu mantive contato. Em Barra Bonita conheci o experiente remador de caiaque, e gente finíssima, Nilton Zerlin, que remou com a gente por um trecho de um dia. Em julho de 2007 o Nilton realizou sua própria grande expedição, a Expedição Anhembi, percorrendo de caiaque solo 756 km no Rio Tietê, da cidade de Tietê SP até o Rio Paraná. Outro amigo que fiz por conta dessa viagem de canoa foi o André Issi, lá do Rio Grande do Sul. Na época disponibilizei informações sobre o percurso no website da expedição “Remar Até o Mar”, e o André utilizou essas informações para a sua própria viagem, alguns anos depois, de caiaque de Brasília até Santa Catarina, passando por Buenos Aires, Uruguay e Rio Grande do Sul. Ele agradeceu pelas informações por email na época, e desde então mantivemos contato.    

O Nilton, o André e eu temos em comum a realização de longas e marcantes viagens por água, em canoa ou caiaques, e através do Facebook eu apresentei os dois. E assim, por anos, mantivemos uma amizade baseada na afinidade e paixão pela natureza, expedições e atividades em contato com a natureza. Ocasionalmente falávamos de nos reunir e fazer alguma viagem juntos, e esse “falar em nos reunirmos” durou anos. Até que finalmente a iniciativa foi mais forte que o falatório e nós marcamos uma data para realizar nossa remada entre amigos. Convidei o amigo e fotógrafo Jôffre Oliveira, cujo trabalho de realização de workshops de fotografia junto a natureza teria tudo a ver com nossa proposta de passeio (ClickNatureza). O Nilton convidou o Fabu, Fábio Dias, amigo esportista apaixonado por bike, caiaque e um cara super do bem, tranquilo e entusiasmado pela aventura.

O André, aventureiro dos mais casca grossa que tive o privilégio e prazer de conhecer, veio lá da Guarda do Embaú, uns 130km ao Sul de Florianópolis, até Campinas, em uma moto de 250 cilindradas, e nos conhecemos ao vivo pela primeira vez, dois dias antes da viagem planejada. Então fomos de Campinas até Piracicaba, onde encontramos o Jôffre que havia vindo de São Paulo, e o Fabu e o Nilton que vieram de São Carlos e Barra Bonita respectivamente. Iniciamos no dia seguinte, sábado dia 18 de Julho de 2015, em nome da amizade, afinidade e paixão pelas atividades em meio a natureza, a Remada dos Amigos 2015, percorrendo 141 km em 4 dias, de Piracicaba até Barra Bonita. Aqui nesse site compartilhamos nossos relatos e registros.

Alessandro Casella

O Percurso

Nós remamos ….

O percurso de …

Translate »