Skip to content
CAPA SITE - Chegada em Buenos Aires
3.090 km Remados, de Canoa de Campinas a Buenos Aires pelos Rios

Alessandro Casella (esq.) e Carlos Vageler, na chegada em Buenos Aires, após 99 dias de expedição.

A Expedição

Aqui nesse site eu compartilho detalhes e relatos diários da longa viagem de canoa canadense que eu, Alessandro Casella e o amigo Carlos Vageler, fizemos desde o interior do estado de São Paulo por rios e represas no Brasil, Paraguai e Argentina até chegar no mar.
Em 5 de junho de 1999, nós dois iniciamos por um rio em Campinas e percorremos remando 3.090 km até chegarmos em Buenos Aires na Argentina, 99 dias depois, em 11 de setembro de 1999. Nós remamos uma média de 37 km por dia. Dormimos acampando nas margens dos rios e represas, frequentemente no mato, e às vezes em áreas urbanas. Foi uma viagem exposta à natureza e seus imprevistos, exposta à vida ribeirinha, às pessoas mais diversas e diferentes costumes ao longo do caminho. Nós tivemos desafios diariamente, como percorrer a longa extensão no braço, resolver temas logísticos como onde acampar e pernoitar com segurança todas as noites, desafios de convívio, de abastecimento de mantimentos, e até mesmo os desafios dos riscos iminentes, tomando decisões tão importantes à nossa sobrevivência e integridade física em alguns momentos mais críticos.
Relato aqui desde o momento que deu origem a essa jornada e seu desenvolvimento para que a viagem pelos rios pudesse acontecer, até os relatos diários que na época eu e o Carlos escrevemos para o então website da viagem. Curiosidades sobre procedimentos da expedição, equipamento, alimentação, rotinas, fotos e mapas. Através dos textos e imagens que eu organizei para compartilhar, e quem sabe inspirar outros, você vai saber o que foi e como foi essa empreitada. Esta viagem está entre as mais longas expedições de canoa já realizadas na América do Sul, e foi um dos marcos de minha vida. 
Além de ser uma satisfação dividir essa história, eu me sinto também no dever de compartilhar as informações e relatos apresentados aqui nesse site. Boa viagem!

Alessandro Casella, Março 2023

 Desde de a ideia de fazer a viagem, até colocar a canoa na água para começar a expedição, foram um ano e meio de planejamento e persistência. Saiba como foi o processo. 

No DIÁRIO da EXPEDIÇÃO você encontra o relatos diários, informação de desempenho, mapas dos trechos percorridos e fotos

O Percurso

Nós remamos a canoa pela Hidrovia Tietê-Paraná, percorrendo os rios no Brasil, Paraguai e Argentina.

O percurso de 3.090 km começou em Campinas, SP Brasil, e passou por 5 rios e 12 represas em três estados brasileiros e cinco províncias Argentinas, e terminou em Buenos Aires na Argentina. Seguimos o caminho que a água da chuva naturalmente faz para chegar até o mar, seguindo as calhas naturais que são os rios, e as represas aonde os rios são represados para geração de energia elétrica. O percurso pode ser visto no Google Maps, segmentado por trechos diários.

Curiosidades sobre a Expedição

Sobre nossa logística de acampamentos, equipamentos utilizados, estatísticas da viagem, alimentação, rotina, desempenho, e mais. 

A Expedição Remar Até o Mar na Mídia

Na época nossa expedição foi algo inusitado, e por isso chamou a atenção da mídia. Tivemos matérias publicadas em jornais, revistas e reportagens nos noticiários da televisão.

Remada dos Amigos 2015 – De Piracicaba a Barra Bonita em Canoa e Caiaques.

A Remada dos Amigos, de Piracicaba até Barra Bonita em 4 dias, em uma canoa canadense e dois caiaques, foi um passeio entre cinco amigos cuja maioria não se conhecia pessoalmente até um dia antes da viagem. Até então a amizade era cultivada à distância pela internet; A muitos anos por emails, e mais recentemente por Facebook. A estória de como nos conhecemos e o que nos levou a essa reunião e passeio é que é legal de saber: Em 1999…

Nossos Agradecimentos

Patrocinadores e Apoios

Patrocinadores - logos
Translate »