Dia 093 – San Nicolas > Cantando en el Rio
Percurso: Rio Paraná
Início: San Nicolas, Club de Pesca Del Acuerdo – km 345, 33° 21.466’S 60° 9.916’W
Final: Cantando en il Rio – San Pedro – km 285, 33° 39.313’S 59° 43.190’W
Percorrido hoje: 56.7 km
Total Acumulado: 2899.9 km
Cantando no Rio
Alessandro – Hoje foi o dia do três! Coincidência ou não, hoje atingimos a marca dos 3000 quilômetros e 3 meses remados. Até pensamos no Início do dia que teríamos que ficar mais um dia em San Nicolas, porém arriscamos e valeu a pena. O vento parou. Tivemos chuva, mas estávamos preparados para isso então não chegou a incomodar. Além da chuva, o dia inteiro esteve nublado, com as nuvens mudando constantemente.
Após seguirmos por alguns quilômetros pelo rio Paraná (de las Palmas) entramos por uma espécie de canal, o Riacho San Pedro. Os canais, paralelos ao rio principal, são mais estreitos, impossibilitando assim a formação de grandes ondas, o que nos favorece.
Devido ao baixo nível do rio, tem sido difícil encontrar bons lugares de aproximação para a canoa chegar nas margens. Encontram-se pequenas extensões e praias de lama com grande frequência. Sujar os pés é inevitável.
Chegamos, debaixo de uma chuva sutil, em uma área descampada chamada Cantando no Rio. Era um lugar meio afastado do centro, mas já nas imediações de San Pedro. Como um povoado formado por casas de madeira de fazendas, distribuídas numa região de pasto margeando o rio, cortado por uma estradinha de terra. Escorregando e patinando na lama descarregamos a canoa e montamos as barracas. Fui até um galpão que havia lá perto para comprar umas provisões. Chegando lá entrei e escutei música de violão. Eram os donos que, na sala ao lado, cantavam e tocavam à luz de um lampião. Antes de interrompê-los apreciei um pouco a canção, e só então chamei a atenção. Ironizei com o dono que não era a toa então que aquele lugar se chamava Cantando en il Rio. Bem humorado ele concordou. Comprei umas provisões mais urgentes e deixei para comprar o resto amanhã quando passarmos por São Pedro.