Dia 071 – Puerto Gonzales > Paso de La Patria
Percurso: Rio Paraná
Início: Puerto Gonzalez, km 1268, 27° 17.441’S 58° 23.831’W
Final: Paso De La Pátria, km 1243, 27° 18.503’S 58° 33.735’W
Percorrido hoje: 19.6 km
Total Acumulado: 2016.0 km
Viramos Celebridades no Festival do Dourado
Alessandro – Frio! Foi isso que caracterizou o amanhecer. Um céu cristalino, um azul maravilhoso com uma visibilidade excelente, porém muito frio. Tivemos, para variar a nossa sorte, um leve vento contra. O dia estava passando tranquilamente até dobrarmos uma esquina do rio e avistarmos Paso de la Pátria. Logo já vimos a praia de longe toda colorida de gente, barracas, barcos e estandes – Neste final de semana estava acontecendo a 36a Festa do Dourado, tradicional festa Argentina com reputação internacional. Imaginei que ali encontraria umas empanadas para a hora do almoço. Paramos num canto da praia, para evitar curiosos e saí em busca das empanadas.
Quando voltei encontrei o Carlos e a canoa rodeados por fotógrafos e cinegrafistas, além dos repórteres e radialistas! A essa altura já estávamos sendo anunciados nos altos falantes da praia inteira! Aí se juntaram mais repórteres, já que na festa se encontravam representantes da imprensa de quase toda a Argentina e foi aquele batalhão de entrevistas. Vieram até as garotas propagandas de uma marca de cerveja, Quilmes, e da Coca-cola nos presentearem com bonés, água, cerveja e fazerem pose diante das câmeras. Puro marketing! Foi divertido. Convidaram a gente para almoçar e para ficar o resto do dia ali. Um dos organizadores, o Mariano, cara muito gente boa, nos convidou para ficar onde ele e mais uma equipe de recreação estavam hospedados. Um grande abraço ao Mariano e a todo o pessoal! Tivemos a oportunidade de comer um churrasco de noite e trocar muitas ideias com o pessoal. Isso tudo porque parei apenas para comprar umas empanadas (pastéis)…!
Paso de la Pátria é, aqui na Argentina, o equivalente ao Guarujá paulista. Uma cidade de Veraneio com praias bonitas ao longo do rio Paraná que recebe grande volume de gente no verão. O Paso de La Pátria está situado exatamente em frente a saída do rio Paraguai, e daqui em diante estaremos navegando apenas em território Argentino (até então o Paraguai estava na margem direita).