Dia 058 – Puerto Monte Carlo > Puerto Rico
Percurso: Rio Paraná
Início: Puerto Monte Carlo, km 1.786, 26° 34.227’S 54° 47.877’W
Final: Puerto Rico, km 1.741, 26° 47.527’S 55° 1.612’W
Percorrido hoje: 45.0 km
Total Acumulado: 1554.7 km
(Informação atualizada em 2017: Em 1999 a gente se baseou em cartas náuticas de papel para medir as distâncias do percurso. Porém em 2015, já com os recursos do Google Earth, eu refiz o traçado e descobri que na verdade a distância total que a gente percorreu nessa expedição foi de 3090.4 km, e não 3.300 km. Portanto a metade dos 3090 km, 1545 km, foi superada nesta data de 1 de Agosto)
Prefectura Naval Argentina – Um Zelo Muito Bem Vindo.
Alessandro – Logo saindo de Monte Carlo passamos pela Ilha de Caraguatay, que é atração turística na região. Nessa região nota-se, do lado paraguaio, grande quantidade de silos e empurradores nas margens do rio. Do lado argentino são poucos, quase nada. Porém, pelo visto o Paraguai usa bastante o transporte fluvial para o deslocamento de muitas toneladas de grãos. Passamos por um pouco de redemoinhos logo após a ilha, porém nada demais. O vento ainda soprava levemente contra, mas o sol já começava a aparecer. Evitamos até agora, e continuaremos evitando, o lado paraguaio, sempre alertados de que é uma terra sem lei.
Passamos por um posto da marinha argentina e, como sempre, fomos muito bem recebidos. Fomos até o pomar e enchemos um saco com mandarinos (mexericas). Essas estavam bem doces e são muito bem vindas nas remadas durante o dia. De noite elas ficam geladas e ficam assim durante o dia todo, se mantidas na sombra.
A marinha argentina tem nos dado um apoio muito bom, sempre oferecendo suas instalações para a gente acampar, usar os banheiros e tomar banho. Nessa região de fronteira argentina e paraguaia existem muitos postos da marinha, numa média de um a cada 40 km. O intuito dessa concentração é justamente devido ao tráfico de drogas e contrabando oriundos do Paraguai. Até agora, dentro da Argentina, temos mantido contato frequente com a marinha via rádio, o que nos conforta a respeito de nossa segurança. Eles têm sido muito prestativos e atenciosos, uma atenção muito amistosa que merece aplausos. Mutchas Grazias!!